Concurso de Fotografia Andrei Stenin apresenta júri de 2017

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensVisitante na exposição de fotos que foram premiados no Concurso Jornalístico Fotográfico Internacional Andrei Stenin 2015, Moscou, Rússia
Visitante na exposição de fotos que foram premiados no Concurso Jornalístico Fotográfico Internacional Andrei Stenin 2015, Moscou, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O site do Concurso internacional Andrei Stenin publicou a lista completa dos membros do júri do concurso organizado pela Agência Internacional de Notícias Sputnik com o patrocínio da Comissão da Federação para Assuntos da UNESCO da Rússia.

O júri é composto por representantes de renome da comunidade fotográfica russa e mundial, entre os quais o diretor fotográfico da revista Stern, Andreas Trampe, o redator fotográfico do grupo midiático Independent Media, Ian Landsberg, o diretor artístico do festival internacional Cortona on the Move (Itália), Arianna Rinaldo, a curadora-chefe e fundadora do Centro de Fotografia Irmãos Lumière, Natalia Grigorieva-Litvinskaya, o fotocorrespondente da Sputnik, laureado do concurso World Press Photo, Vladimir Pesnya, o presidente do jornal chinês Xinmin Evening News e gerente da seção de jornais e mídia digital do Grupo Midiático Unido de Xangai, Chen Qiwei, a redatora fotográfica, professora de fotografia da Escola de Artes Visuais de Moscou, Varvara Gladkaya.

Um visitante durante a abertura da exposição de vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo em Moscou - Sputnik Brasil
Exposição dos vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo abre em Moscou
As inscrições estão abertas no site stenincontest.com até 22 de março de 2017. A cerimônia de condecoração dos vencedores e a inauguração da exposição fotográfica estão previstas para 14 de setembro de 2017, em Moscou.

Vladimir Pesnya, correspondente fotográfico da agência internacional de notícias Rossiya Segodnya, ganhador do concurso World Press Photo:

"Para qualquer criador artístico são importantes palavras de aprovação, críticas positivas de profissionais da área e de referências. São mais importantes no início do caminho, período fácil de ser tomado pelo desespero, chegando até a pensar que, o que você faz, não é o certo. Reconhecimento através de um concurso internacional é um forte apoio para um jovem fotógrafo. Estou convicto de que o concurso, que leva o nome do meu colega fotógrafo da agência internacional de notícias Sputnik, Andrei Stenin, mantém um alto patamar do fotojornalismo e servirá de trampolim para a carreira de muitos repórteres fotográficos principiantes".

Ian Landsberg, redator fotográfico do grupo midiático Independent Media, sublinha o seguinte: "Participando do Concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, os jovens fotógrafos documentalistas de todo o mundo mostram nos seus trabalhos não somente a triste realidade dos conflitos e catástrofes, mas também as esperanças, os desejos e os sonhos das pessoas nas imagens capturadas pelas suas câmeras. Este concurso tem por base noções como a coragem e o profissionalismo, presentes no jornalista russo Andrei Stenin, que morreu tragicamente e ao qual este concurso fotográfico emprestou o nome. Este evento dá visibilidade aos jovens fotorrepórteres e a possibilidade de se apresentar ao mundo. Graças à sua mestria artística e criatividade, eles podem melhorar a vida dos outros".

O concurso é aberto para participantes com idade entre 18 e 34 anos, sendo o único concurso internacional de fotografia na Rússia que dá a conhecer novos nomes e apoia os jovens profissionais. Em 2017, os participantes concorrem em quatro categorias: "Notícias Principais", "Esporte", "Meu Planeta" e "Retrato: Herói dos Nossos Tempos". Após a votação, o júri outorgará três prêmios em cada categoria; e também haverá um Grande Prêmio.

Foto de Melnikov - Sputnik Brasil
Fotojornalista da Sputnik recebe Bourse du Talent
Em 2016, o concurso reuniu 6.000 trabalhos de 71 países do mundo. Os trabalhos dos vencedores foram apresentados em salas de exposição e festivais em Moscou, Istambul, Cidade do Cabo, Xangai, Pequim, Cairo, Roma, Maribor e Lubliana. O Grande Prêmio do concurso em 2016 foi atribuído ao fotógrafo italiano Danilo Garcia Di Meo pela sua série fotográfica sobre a menina paralítica Letizia. A história conquistou o júri, e, em resultado, a heroína da fotossérie pôde realizar a primeira viagem internacional na sua vida, tendo visitado a Rússia para contar a sua história e inspirar muitas pessoas com percursos de vida semelhantes.

O concurso internacional Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade, na qual eles atraem a nossa atenção para as pessoas e para acontecimentos que ocorrem ao nosso redor.

Os parceiros gerais informativos do concurso são: o site de notícias Vesti.ru, o canal estatal russo Rossiya-Kultura, o site de notícias KP.ru, o portal ZhurDom e o portal Russian Photo. Os parceiros internacionais informativos são os seguintes: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a agência de notícias EFE, a agência ANTARA FOTO, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, o canal de televisão e site RT, The Royal Photographic Agency, o Shanghai United Media Group (SUMG), a agência de notícias Xinhua, a agência de notícias ANDES, o canal de televisão Al Mayadeen. Os parceiros informativos por parte da indústria são: a Academia de Fotografia, a agência GeoFoto, o portal Photo-study.ru, a Associação dos Jornalistas de Moscou, a Associação da Mídia Estudantil e Juvenil, a Associação dos Fotógrafos Artísticos de Moscou, o portal de notícias YOung JOurnalists e os festivais PhotoVisa e Fotoparad v Ugliche.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала