A concessão de agreement ao novo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheli, e a designação do diplomata Paulo César Meira de Vasconcelos para embaixador do Brasil em Israel normalizam as relações entre os dois países.
Esta é a avaliação do advogado Fernando Lottenberg, presidente da Conib, Confederação Israelita do Brasil, órgão que congrega todas as entidades judaicas do país. Falando à Sputnik sobre as atitudes dos Governos brasileiro e israelense, ele acentua:
"Trata-se do restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Israel no mais elevado nível em que elas sempre estiveram."
Ainda segundo Lottenberg, "Paulo César Meira de Vasconcelos e Yossi Sheli vão representar seus países nas duas capitais, na sua plenitude, fato que há mais de um ano não se via acontecer. Esta é a melhor notícia que poderia ocorrer para Brasil e Israel, e os dois diplomatas, ao desempenhar suas funções em Tel Aviv e em Brasília, estarão aptos a elevar ainda mais as relações entre Brasil e Israel ao nível que elas merecem."
No final de 2015, o então embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, teve seu pedido atendido para retornar ao seu país, alegando questões familiares. Passados alguns meses, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu comunicou em sua conta no Twitter – e não através dos canais políticos e diplomáticos habituais – que o novo embaixador de Israel no Brasil seria o empresário Dani Dayan.
O Governo brasileiro, alegando não ter sido oficialmente comunicado da escolha, não se manifestou acerca da indicação de Dayan. Isto gerou um clima de mal-estar entre os dois Governos, e desde então a Embaixada de Israel no Brasil permaneceu sem um embaixador efetivo no comando da missão diplomática.
Agora, o impasse chega ao fim, o que leva Fernando Lottenberg a demonstrar entusiasmo:
"Embora tenha experiência na administração pública, o Embaixador Yossi Seli chega ao Brasil egresso de uma bem-sucedida carreira empresarial. Eu conversei com ele por telefone na terça-feira, 17, em que o Governo brasileiro concedeu o agreement [concordância para que um embaixador possa representar seu Governo no país em que irá atuar]. Yossi Seli se mostrou muito alegre por vir para o Brasil e disse estar com muitas ideias para implementar o relacionamento com Israel."
De acordo com Fernando Lottenberg, Yossi Seli chegará a Brasília no final de fevereiro ou no início de março.