Polônia planeja criar exército para resistir à 'pressão militar russa' sem ajuda da OTAN

© REUTERS / Kacper PempelSoldados poloneses e norte-americanos durante exercícios conjuntos Anakonda 16 perto de Torun, Polônia, junho de 2016
Soldados poloneses e norte-americanos durante exercícios conjuntos Anakonda 16 perto de Torun, Polônia, junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Defesa polonês, Antoni Macierewicz, afirmou que o país está planejando criar umas forças armadas capazes de fazer frente à “pressão militar” exercida pela Rússia.

Bandeira da União Europeia - Sputnik Brasil
Euroceticismo cresce: Europa se vira contra si própria
No programa do canal de TV Republika, Macierewicz comentou a instalação das tropas da OTAN e dos EUA na Polônia. "[Elas são] uma garantia de independência física em relação à pressão militar da Rússia até construirmos nossas próprias forças armadas, até podermos fazê-lo por nós próprios à escala necessária", frisou o ministro.

O titular militar ressaltou: é necessário fazer todo o possível para que as Forças Armadas da Polônia sejam capazes de defender a independência do país. Neste contexto, ele destacou a criação das Tropas da Defesa Territorial.

"Nós não minimizamos o exército, não o reduzimos, não o enfraquecemos, como fazia [o partido que estava no poder até 2015] a Plataforma Civil e [o ex-presidente] Bronislaw Komorowski. Estamos o desenvolvendo tanto por via da modernização, como aumentando seus efetivos", realçou.

Mais cedo, as autoridades polonesas reiteraram por várias vezes a existência de "uma ameaça russa" por via da instalação de armamentos na região fronteiriça de Kaliningrado. O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, confirmou a informação da mídia que sistemas móveis de mísseis Iskander-M tinham sido deslocados para a região.

O representante oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, explicou que tanto o sistema móvel como as tropas de mísseis aperfeiçoam suas capacidades de combate.

Soldados norte-americanos que participam dos exercícios militares Anaconda-16, Varsóvia, Polônia, junho de 2016 - Sputnik Brasil
Até quando permanecerão? Cerca de 1.000 soldados americanos desembarcam na Polônia
Segundo disse ele, "ninguém tentou fazer segredo de que os sistemas tinham sido transportados", mais que isso, "um Iskander foi instalado propositadamente por baixo da zona de passagem de um satélite de reconhecimento norte-americano para conhecer melhor os métodos de trabalho desse aparelho".

Já há muito tempo que têm soado declarações sobre a alegada ameaça russa para os países do Báltico e a Polônia, embora Moscou tenha reiterado repetidas vezes que a Rússia não vai atacar nenhum país da OTAN.

De acordo com o chanceler russo Sergei Lavrov, a OTAN sabe perfeitamente que Moscou não faz planos de atacar qualquer outro país, mas aproveita o pretexto para instalar mais equipamentos e batalhões perto das fronteiras russas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала