Ivan Antonov é o segundo navio da série cujo contrato de construção foi assinado com o Ministério da Defesa russo ainda em 2014.
Na cerimônia de início de construção do caça-minas participarão chefes e representantes da administração de São Petersburgo, da Marinha, da Corporação Unida de Construção Naval e de várias empresas industriais.
O caça-minas do projeto 12700 é destinado à busca e destruição de minas nas águas de bases navais. A capacidade de deslocamento do navio é de 890 toneladas, comprimento – 61 metros, boca – 10 metros, velocidade com carga limite – 16,5 nós. O navio pode tripular 44 pessoas.
O navio é capaz de usar vários cabos de arrasto, bem como aparelhos submersíveis teleguiados e autônomos. O modelo possui elevada capacidade de manobra graças a seus sistemas de hélices eficientes.
Anteriormente, foi informado que o principal caça-minas da nova geração Aleksandr Obukhov foi entregue à Marinha russa em 9 de dezembro de 2016. O navio Georgy Kurbatov do projeto 12700 será posto em água em 2018.