O programador foi detido no aeroporto em Barcelona com a esposa. Em entrevista ao canal de notícias RT, a esposa dele, Darya Lisova, contou como foi a abordagem.
"Nós fomos detidos (…) após devolver um carro alugado antes de viajar para Lyon para continuar nossa viagem e ver nossos amigos. Quanto nós estávamos saindo do carro, dois policias nos abordaram, mostram seus distintivos e disseram que estavam detendo meu marido", afirmou.
Os policiais iniciaram uma busca pelo telefone, notebook e tablet do programador. Mesmo sem acusações oficiais, Lisov segue preso no Presídio de Brians no município de Martorell, na Catalunha, de acordo com sua esposa.
O enviado para os direitos humanos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Konstantin Dolgov confirmou a detenção de Lisov. Ele disse que o programador, que está preso em um centro de detenção preventiva em Barcelona, é acusado pelos EUA de fraude "com o uso de meios eletrônicos".
"Já tivemos dois advogados. O primeiro não poderia lidar com as responsabilidades, por isso, contratamos um segundo. Ele agora está se familiarizando com o caso. Até agora, não conseguimos descobrir o que exatamente eles suspeitam que ele fez", disse Lisova.
A esposa de Stanislav Lisov teme agora que o marido seja extraditado para os Estados Unidos.