O nome do aplicativo, Umer, rima com Uber, mas significa "morreu" em russo.
"Parece que a gente tem tudo planejado, menos a morte. Quero mudar essa situação."
Em entrevista exclusiva à Sputnik Mundo, o criador do aplicativo sublinhou que inicialmente queria denominá-lo como "Alguém morreu" ou "Papai morreu", mas decidiu diminuir o nome do app.
Segundo comentou Gueranin, os familiares e amigos de um falecido terão a oportunidade de introduzir todos os detalhes e produtos necessários para o funeral. De acordo com ele, o "umer" garantirá alta qualidade dos serviços funerários e as empresas pouco fiáveis serão incluídas na "lista negra" do aplicativo.
O aplicativo estará disponível na AppStore e na GooglePlay dentro de três meses. Atualmente, os criadores do app estão elaborando sistema de comunicação adequada e estão analisando a possibilidade de criação de ranking de empresas funerárias. Gueranin realçou que para entrar no app, as empresas funerárias terão que pagar.
"Vai ser muito fácil encontrar a gente. Mas não precisam instalar o aplicativo antes que alguém morra", brincou.
O próprio Gueranin investiu milhares de rublos neste projeto (100 mil rublos equivale a 1.700 dólares), por não ter encontrado investidores. Segundo ele, o negócio precisará de um ano de sepultamento para receber lucro com o aplicativo.
Gueranin reconheceu que este aplicativo já tem vários análogos no mercado internacional, embora abordem o tema tão delicado de maneira menos cínica.
O empresário também afirmou que deseja desbravar mercados estrangeiros: já está negociando com a Bielorrússia, Estônia e alguns outros países europeus sobre a possível saída do aplicativo em seus idiomas. No entanto, antes de tudo, ele quer observar como funcionará em seu próprio país, na Rússia.