O texto foi publicado no site oficial da Casa Branca.
Conforme a tradição, o presidente deixa uma carta ao seu sucessor no Salão Oval.
"É tradição que o presidente em funções dos Estados Unidos deixe uma carta de despedida na Sala Oval para o americano eleito que vai tomar o seu lugar. Antes de eu deixar o recado para o nosso 45º presidente, queria, pela última vez, dizer obrigado pela honra de ter sido o vosso 44º presidente", diz a carta de Obama.
De acordo com ele, graças aos americanos ele se tornou melhor como presidente e também como pessoa.
"Os EUA não são um projeto de uma pessoa só. A palavra mais forte da nossa democracia é: 'Nós'", destacou o presidente.
Ele lembrou três expressões famosas: "Nós, o povo" (assim começa a Constituição dos EUA); "Nós vamos ultrapassar'" (palavras da canção e lema de protesto); e "Sim, nós podemos" que foi o slogan da campanha eleitoral de Obama em 2018.
“You made me a better President, and you made me a better man.”: President Obama pens a final goodbye letter to his fellow Americans pic.twitter.com/1Opvu9yCX8
— CNN (@CNN) 20 de janeiro de 2017
Um pouco antes, Barack Obama apresentou seu último discurso ao povo americano, fez a última publicação no Twitter e realizou a coletiva de imprensa final.
Barack Obama foi presidente dos EUA durante dois mandatos de quatro anos e não pode se candidatar mais. O novo presidente dos Estados Unidos será Donald Trump, que tomará posse hoje, 20 de janeiro.