Segundo declarou o representante oficial da chancelaria iraniana, Bahram Qasimi, "é muito cedo para avaliar e analisar seus comentários, posição e princípios gerais do seu ponto de vista".
A declaração do representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do Irã foi a primeira reação das autoridades iranianas após a posse de Trump na sexta-feira passada (20), informa The Associated Press.
É importante destacar que o congelamento das relações bilaterais foi provocado pela intenção de Trump em rever o acordo nuclear com o Irã.
Mais cedo Donald Trump, em entrevista a edições europeias, chamou o acordo com Irã de "um dos piores acordos" que jamais foram assinados. Durante sua campanha eleitoral, o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou reiteradamente a Administração de Barack Obama por esse acordo e ameaçou revê-lo.
O Irã e os seis mediadores chegaram a um acordo histórico sobre regulação do problema nuclear iraniano. As longas negociações resultaram em um plano conjunto que, se o Irã o cumprir, levará ao levantamento das sanções impostas por parte do Conselho da Segurança da ONU, EUA e UE, porque irá confirmar o caráter pacifico do programa nuclear iraniano.