Segundo civis, os terroristas destruíram grande parte das igrejas da cidade, onde vivem principalmente cristões. A igreja principal da cidade "Santíssima Coração" foi transformada em base de recrutamento para as "crianças do califado".
IRAQ — Iraqi soldiers inspect the Most Sacred Heart of Jesus Church in Tel Keppe in Mosul during military operation against IS. By @ahmedafp pic.twitter.com/f597r6RkYF
— Frédérique Geffard (@fgeffardAFP) 21 de janeiro de 2017
"Eles sabiam que as igrejas não seriam bombardeadas pelos aviões militares. Daesh transformou essa igreja no seu estado-maior. Eles trouxeram secretamente crianças de Mossul para a igreja", informou um dos habitantes da cidade.
Tel Keppe (#Telkaif) is liberated, January 19, 2017
— Chaldean Nation (@ChaldeanNation) 19 de janeiro de 2017
Picture of liberated Scared Heart #Chaldean Church
Chaldean Nation pic.twitter.com/fVmgwH7vh2
"Eles levaram as crianças para uma mesquita para que elas fizessem juramento de fidelidade ao califado. Depois, elas eram trazidas para essa igreja e aqui passavam por treinamento, antes de serem enviadas para o campo de batalha. A maioria delas eram crianças enganadas que esperavam ir para o céu", adiantou um dos civis.
A operação militar de libertação de Mossul do Daesh foi iniciada na noite de 17 de outubro. O exército do Iraque, juntamente com os militares curdos apoiados pela coalizão internacional, começou a ofensiva.
#Iraq #Mosul | Church bells ringing in Tel Keppe (Tel Kaif) after liberation by the Iraqi Army https://t.co/aXtpLfgInR
— Syria Today (@todayinsyria) 22 de janeiro de 2017
A cidade de Tal Keppe já foi libertada dos terroristas.