México pode sair do Nafta

© AFP 2023 / Omar TorresA Mexican flag waves close to the wall which separates Mexico from the United States 24 January 2006, in Tijuana, state of Baja California
A Mexican flag waves close to the wall which separates Mexico from the United States 24 January 2006, in Tijuana, state of Baja California - Sputnik Brasil
Nos siga no
O México não aceitará mudanças no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), se estas foram prejudiciais para o país e poderá sair do acordo, declarou nesta terça-feira ministro das Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante cerimônia de posse - Sputnik Brasil
Trump promete começar a renegociação do NAFTA com México e Canadá
Na quarta-feira, em Washington, Videgaray, e o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo, darão início à negociações com altos representantes da administração norte-americana sobre temas relacionados à agenda bilateral e Nafta.

“Obviamente, México não aceitará condições prejudiciais aos interesses do Estado, inclusive na área de comércio, se Nafta for modificado. Sempre existe a possibilidade de sair do tratado e passar regulamentar o comércio entre México e os EUA conforme as normas da Organização Mundial do Comércio”, declarou Videgaray, durante um coletiva de imprensa na Cidade do México.

President-elect Donald Trump meets with Wilbur Ross at the clubhouse of Trump National Golf Club November 20, 2016 in Bedminster, New Jersey. - Sputnik Brasil
Secretário do Comércio escolhido por Trump quer discutir NAFTA imediatamente
Ele destacou que Nafta faz sentido para a prática do livre comércio e ausência de cotas e impostos. No entanto, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em diversas ocasiões a necessidade de adotar impostos para empresas que “roubam” vagas de trabalho de norte-americanos, se mudando para outros países, inclusive para o México.

Nafta está em vigor desde 1994. EUA, Canadá e México são signatários do acordo. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a necessidade de rever as condições do tratado, bem como a possibilidade de sair do acordo, se as suas condições forem danosas para os Estados Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала