"Rússia tentou transformar seus progressos militares na Síria em sucesso político. Neste sentido, é particularmente possível que a Rússia tenha convidado oficialmente representantes da oposição síria para fazer parte das negociações, agindo como nação garantidora e intermediária no processo de negociações. Rússia é a principal interessada na Síria, ela tem influência no país. É por isso que a iniciativa da Rússia é significativa", comunicou à Sputnik Turquia o político Abdulrahman Mustafa, representante da Assembleia turcomena da Síria e da Divisão de Sultão Murad.
"Representantes das forças de oposição de toda a Síria, inclusive das regiões do Sul e da província Daraa, vieram para Astana", comunicou ele à Sputnik Turquia.
#Lavrentiev: First day of Syrian peace talks in #Astana was successful https://t.co/gENe7XSodi#Syria pic.twitter.com/umIhU6XdaO
— MFA Russia 🇷🇺 (@mfa_russia) 23 de janeiro de 2017
Espera-se que o segundo dia de negociações se encerre com conferência de imprensa, que acontecerá às 06h00 no horário de Brasília, no centro Kazmedia perto do Hotel Presidencial Rixos onde estão sendo realizadas as negociações.