O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (24) ordens executivas aprovando a construção dos oleodutos Keystone XV e Dakota.
"Nós vamos renegociar alguns dos termos e, se eles gostarem, vamos ver se conseguimos que o oleoduto seja construído", disse Trump ao assinar a ordem executiva do oleoduto Keystone.
Além disso, o projeto de Trump inclui a construção dos oleodutos com o aço dos EUA, para "colocar muitos metalúrgicos de volta ao trabalho".
O oleoduto Keystone XL, que prevê o transporte de petróleo bruto do Canadá para refinarias americanas, havia sido bloqueado pela administração Obama frente à grande pressão de ambientalistas.
Já o oleoduto Dakota gerou forte polêmica com comunidade indígenas e grupos de apoio, que protestaram contra o risco de contaminação de águas que a tribo Sioux considera sagradas, gerando protestos que resultaram em forte repressão das forças de segurança, causando indignação nacional. Este projeto também foi abandonado pela administração de Obama.