Após a ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, que determina o início da construção do polêmico muro entre os dois países, o mandatário mexicano Enrique Peña Nieto quer cancelar a viagem que faria a Washington na semana que vem.
Na terça-feira (31), Peña Nieto e sua equipe se reuniriam com funcionários de Trump para debater o Nafta. Tópicos como migração e segurança também estariam na pauta. A viagem ainda não foi oficialmente confirmada, mas o próprio presidente teria confessado à agência de notícias Associated Press sua intenção em não comparecer ao compromisso.
Na tarde de hoje, Trump afirmou que os Estados Unidos vão retomar o controle da fronteira ao sul e que vai negociar com o México, o reembolso pela construção da estrutura para separar os dois países.
Repercussão
A assinatura da ordem executiva gerou um grande buzz na mídia mexicana e falatório entre autoridades do país. Em entrevista a jornalistas locais, o ex-ministro das Relações Exteriores do México Jorge Castañeda classificou a decisão de Trump como "insulto".
"Isso é um insulto às autoridades mexicanas, ao presidente do México a todos os mexicanos. É um jeito de fazê-los (o governo mexicano) negociar sob ameaça".