De acordo com o The New York Times, Donald Trump prepara uma ordem executiva para reduzir drasticamente o financiamento da ONU e para retirar os Estados Unidos de tratados multilaterais.
O texto ordena o encerramento dos repasses às agências da ONU e organismos internacionais que reconheçam a Autoridade Nacional Palestina, a Organização para Libertação da Palestina (OLP) ou que promovam qualquer atividade contrária às sanções impostas ao Irã e à Coreia do Norte. Trump também quer cortar o dinheiro de agências que apoiam o aborto.
"A nova representante permanente chegará em breve, o secretário-geral terá algumas boas conversas com ela e mais tarde, tenho certeza, com o secretário de Estado e outros membros da administração do Trump", disse Dujarric.
A porta-voz expressou confiança de que os dois lados "irão trabalhar em todas essas questões", mas observou que "estamos muito conscientes do ambiente atual". Os EUA são responsáveis por 22% de seu orçamento operacional da ONU e financiam 28% das 16 missões de paz, que custam 7,8 bilhões de dólares anuais.