Deputado europeu: 'A Rússia deve virar um aliado privilegiado da UE'

© flickr.com / Michal SängerParlamento Europeu
Parlamento Europeu - Sputnik Brasil
Nos siga no
Por muito tempo, os EUA têm sido o principal aliado da Europa, mas levando em conta o caráter dos desafios de segurança contemporâneos, chegou a hora da Rússia de tornar um aliado com privilégios para a União Europeia, afirmou o deputado do Parlamento Europeu Younous Omarjee.

"Tendo consciência do caráter global dos desafios à segurança, sejam os ciberataques ou o terrorismo, é preciso dar prioridade a uma cooperação global que vá além da simples defesa dos interesses", frisou o político.

Agricultores poloneses protestam contra sanções antirrussas em Varsóvia - Sputnik Brasil
Sanções contra Rússia custam à UE 17 bilhões de euros
O deputado também destacou que "não se pode esquecer de que, ao longo dos últimos anos, os EUA têm sido o principal aliado [para a UE]". Porém, "chegou a altura em que a Rússia deve virar nosso parceiro privilegiado, parceiro com o qual, além de tudo, estamos no mesmo continente", disse Omarjee, citado pelo jornal Izvestia.

Segundo diz a edição, o político realçou que a União Europeia está enfrentando um objetivo de formar uma aliança militar europeia que possa assumir posições mais fortes do que a OTAN, que, de acordo com Omarjee, no primeiro lugar serve aos interesses dos Estados Unidos.

"Uma aliança militar europeia, caso seja criada, deve garantir a cooperação com a Rússia em todo o leque de assuntos… Não quero dizer criar uma aliança com Moscou. Porque a Rússia tem suas próprias prioridades e interesses, bem como força militar capaz de desequilibrar qualquer bloco militar", resumiu o deputado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала