- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo brasileiro pede à ONU que denúncia de Lula seja desconsiderada

© Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/FotosPúblicasEx-presidente Lula na sede nacional do PT em São Paulo
Ex-presidente Lula na sede nacional do PT em São Paulo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Governo brasileiro finalmente se manifestou ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas quanto às denúncias do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva de que estaria sendo perseguido pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Lava Jato.

Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Genebra, 2 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Especialista alerta sobre risco de Brasil ser condenado na ONU
Em julho do ano passado, os advogados do petitas ingressaram com o pedido de abertura de inquérito no qual "foram listadas diversas violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis, adotado pela ONU, praticadas pelo juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da Operação Lava-Jato contra Lula", nas palavras dos próprios. Em outubro, o Comitê intimou o Brasil a prestar "informações ou observações relevantes" sobre o inquérito.

Elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores, Procuradoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União, a peça de defesa pede que o caso seja desconsiderado, já que Lula responde aos processos criminais em liberdade e ainda não esgotou todos os recursos possíveis. O texto ainda diz que não há mérito na questão, já que foi garantido ao ex-presidente ampla possibilidade de defesa e presunção de inocência.

O prazo do Brasil para apresentar defesa se esgotava hoje. Cumprida esta etapa, o Comitê deve decidir se dá ou não prosseguimento à ação. Não há prazo para uma possível resposta da ONU sobre o caso.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала