Sucessora da União Soviética, a Rússia foi citada por Jayme Gudel como tendo desempenhado papel primordial para a derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e pela libertação e resgate dos prisioneiros judeus nos campos de concentração da Europa.
Falando à Sputnik, o médico Jayme Gudel, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e hoje diretor da entidade judaica B’nai Brith, acentuou que "a homenagem à Rússia é da maior importância, pois foram os militares soviéticos os principais responsáveis pela salvação dos judeus sobreviventes dos infames campos de concentração construídos pelos nazistas".
Representando o Cônsul Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, estiveram presentes no Clube Hebraica do Rio de Janeiro o Vice-Cônsul Serguey Mokrozub e o chefe de Protocolo do Consulado, Artem Fomin.
O Dia do Holocausto foi instituído pela Organização das Nações Unidas e é celebrado em 27 de janeiro, data do ano de 1945 que marcou a libertação dos prisioneiros do campo de Auschwitz pelos militares do Exército da União Soviética.