Mais cedo, o NatWest enviou uma carta ao canal Russia Today, dizendo que todas as suas contas no Reino Unido foram congeladas e que esta decisão não poderia ser revista. O representante da premiê britânica Theresa May e o chefe da chancelaria do país, Boris Johnson, frisaram que tal decisão é uma questão privada do banco NatWest.
A editora-chefe do RT, Margarita Simonyan, relacionou o congelamento das contas do canal com os assuntos políticos e afirmou que as autoridades do canal estão dispostas a apresentar uma demanda contra a decisão às entidades internacionais de justiça.
A chancelaria russa também afirmou que espera contar com a parceria das autoridades britânicas para resolver a situação.
Após o início do escândalo, o grupo The Royal Bank of Scotland (RBS), do qual o NatWest faz parte, comunicou que estudaria a situação de congelamento das contas do canal russo e pretendia discutir a questão com o cliente.
O RT é o canal de TV russo que transmite informações 24h por dia e foi criado em 2005 para sair ao ar no exterior. O canal possui versões em espanhol, inglês e árabe.