Os pilotos norte-americanos se tornaram objeto de gozação depois que um piloto do Brasil publicou no seu Twitter um trecho deste vídeo.
AC/DC in an Angus Young style, or F-35C's 'delay gear'? Notice $400k helmet jumping out. @alexjlockie to @BI_Defense https://t.co/d7lFM0I6As pic.twitter.com/0xlUnkEWHp
— JR Vianney (@jrvianney) 27 de janeiro de 2017
A dada altura, o piloto de um caça F-35 perde o capacete durante a decolagem a partir de um porta-aviões norte-americano.
Vale a pena notar que os capacetes se destinam a ajudar os pilotos a avaliarem a situação em tempo real, mas infelizmente este caso põe em questão a sua capacidade.
"Os pilotos dos F-18 não têm capacetes de 400 mil dólares destinados a analisar os dados indispensáveis para o voo", acrescentou o site Business Insider, comparando os caças F-35 com os F-18.
O programa de aquisição de jatos F-35 é o mais caro do Departamento de Defesa norte-americano, ultrapassando em mais de US$ 200 bilhões o orçamento original, segundo o GAO. Além disso, exige um financiamento de US$ 12,7 bilhões por ano, em média, até 2038.