"Os caças da Forças Aérea alemã Eurofighter Typhoon efetuarão voos nos dias uteis, à altitude mínima de 500 pés, longe de povoações. Os voos se realizarão na parte da manhã", diz o comunicado do Estado-Maior das Forças de Defesa do país.
Tais voos são efetuados regularmente por caças dos países-membros da OTAN que cumprem a missão de vigilância do espaço aéreo dos Países Bálticos.
Os pilotos alemães, que utilizam 4 caças Eurofighter Typhoon, iniciaram sua missão em 31 de agosto do ano passado, sucedendo ao contingente britânico de 4 caças do mesmo modelo. Recentemente, os voos de treinamento têm sido realizados no espaço aéreo da Estônia semanalmente.
Os voos se realizam em conformidade com os acordos entre os países da OTAN em zonas criadas especialmente para isso. Tais zonas para os voos a baixa altitude foram criadas pelos governos de todos os países do Báltico.
A base aérea de Amari se tornou em uma plataforma adicional para o baseamento dos aviões da OTAN a partir de 2014. Em 2012, durante a cúpula do bloco em Chicago, a missão foi prorrogada por um prazo indeterminado.