Analista: 'política de Obama na Síria foi uma catástrofe'

© AFP 2023 / Joshua LottOverdose de emoção: Obama se despede da 'América'
Overdose de emoção: Obama se despede da 'América' - Sputnik Brasil
Nos siga no
Obama e sua administração não conseguiram elaborar uma política externa eficaz em relação ao conflito na Síria, comunicou à Rádio Sputnik o analista Nadim Shehadi.

"Acho que os historiadores do futuro irão estudar isso e concluir que esse foi um grande erro com enormes consequências para a região e para o mundo. Acho que, qualquer que seja a forma como vocês, bem como a administração de Obama, o justifiquem, a política deles na Síria foi um desastre", acrescentou o analista político.

Chanceler John Kerry fala com presidente dos EUA Barack Obama - Sputnik Brasil
Obama: ‘operação militar na Síria é impossível’
Shehadi precisou que Washington devia ter criado zonas seguras na Síria quando esta ideia surgiu pela primeira vez. Segundo a sua opinião, tais medidas teriam prevenido o êxodo em massa de sírios. Durante os 6 anos da guerra, cerca de 11 milhões de pessoas foram deslocadas e se estima que 4 milhões terão fugido da Síria.

"Se eles tivessem assumido o comando e prestado atenção a seus aliados na região… que lhes pediram precisamente que ajudassem a estabilizar a Síria e para defenderem a população porque são eles [cidadãos] que vão pagar o preço da radicalização. Foi exatamente o que aconteceu. São muitas as explicações dadas pela administração de Obama, mas o resultado está lá", adiantou Shehadi.

Barack Obama foi criticado não só por não ter intervindo na Síria, como por ter ajudado os grupos armados de radicais a lutar para derrubar Assad. O seu maior erro foi Obama não ter conseguido coordenar esforços com a Rússia na luta contra os terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала