Rússia constrói quebra-gelo nuclear mais potente do mundo

© Sputnik / Valery Melnikov / Acessar o banco de imagensO quebra-gelo nuclear "Yamal" durante as pesquisas no Mar de Kara, que fizeram parte da maior expedição mundial ao Ártico, em 2015,
O quebra-gelo nuclear Yamal durante as pesquisas no Mar de Kara, que fizeram parte da maior expedição mundial ao Ártico, em 2015, - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os trabalhos de desenvolvimento do maior e mais potente quebra-gelo nuclear do mundo, batizado de Lider, se iniciaram na Rússia, segundo comunicou Oleg Timofeev, o diretor do Centro Cientifico Estatal Krylov.

O quebra-gelo nuclear Sovetsky Soyuz (União Soviética) no porto de Murmansk - Sputnik Brasil
Mídia: Rússia terá maior poder militar no Ártico do que a União Soviética
Segundo ele, se trata dum navio capaz de atravessar uma camada de mais de quatro metros de espessura de gelo e de escoltar navios com mais de 30 mil toneladas de deslocamento.

"Passar através duma camada de quatro metros de gelo não é a missão principal do navio. Os gelos de tal espessura existem apenas perto do polo e são raros nas vias marítimas. O grosso do trabalho do navio consistirá em passar através de gelos com 1 a 2 metros e a deixar para trás uma passagem de 50 metros de largura", explicou o responsável.

O navio, cuja construção está prevista para 2023, deverá custar entre 0,7 e 1,2 bilhões de euros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала