O Departamento do Tesouro "autoriza certas transações com o Serviço Federal de Segurança que são necessárias e geralmente inerentes ao pedido de algumas licenças e autorizações para a importação, distribuição ou uso de certos produtos de TI na Federação Russa", observou uma declaração emitida pelo Escritório de Controle de Bens Estrangeiros do ministério.
Pagamentos de qualquer taxa para o FSB para permissões e licenças não devem exceder US$ 5.000 por ano, de acordo com a norma do Tesouro. A licença também autoriza transações e atividades necessárias para o cumprimento de medidas de ordem pública envolvendo o FSB e cumpre com as regras e regulamentos emitidos pela agência de segurança russa.
Em 29 de dezembro, os EUA emitiram sanções contra o FSB por suposta interferência russa nas eleições de 2016. Autoridades dos EUA acusaram Moscou de estar por trás de ataques cibernéticos contra sistemas de informática do Partido Democrata para supostamente influenciar o resultado da eleição em favor do atual presidente Donald Trump.
A Rússia nega as acusações.