Poroshenko anuncia referendo sobre a adesão da Ucrânia à OTAN

© Sputnik / Mikhail Palinchak / Acessar o banco de imagensReunião do presidente da Ucrânia Poroshenko com o Secretário Geral da OTAN Stoltenberg
Reunião do presidente da Ucrânia Poroshenko com o Secretário Geral da OTAN Stoltenberg - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, anunciou a disposição de realizar um referendo sobre a adesão de seu país à OTAN, durante uma entrevista com o jornal alemão Berliner Morgenpost.

"Quatro anos atrás, 16 por cento da população da Ucrânia apoiava a adesão à OTAN, agora são 54 por cento. Como presidente eu atendo à opinião do meu povo, e celebrarei um referendo sobre a adesão à OTAN", disse ele.

Exercícios da OTAN no Mar Negro - Sputnik Brasil
Ucrânia e OTAN realizarão primeiros exercícios navais conjuntos em 2017
Segundo o presidente, "se os ucranianos votarem a favor, farei todo o esforço para conseguir a adesão à Aliança do Atlântico Norte", acrescentou.

Em dezembro de 2014, o Parlamento ucraniano alterou a legislação nacional, renunciando ao estatuto de país não-alinhado; a nova doutrina militar da Ucrânia estipula a retomada do caminho para a adesão à aliança militar ocidental.

Kiev comprometeu-se a assegurar, até 2020, a plena compatibilidade das suas Forças Armadas com as forças da OTAN e, em dezembro passado, assinou em Bruxelas um "roteiro" em matéria de cooperação militar com o bloco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала