O avião Il-76 é equipado com sistemas de tanques de água que suportam até 42 toneladas de água. A aeronave em questão pode ser utilizada em missões mais difíceis de incêndio, onde o acesso é quase impossível.
"O objetivo principal dos pilotos do Ministério russo para Situações de Emergência — localizar um foco de incêndios e proteger os povoados", informou o Ministério.
Ao mesmo tempo, o Ministério russo para Situações de Emergência está realizando observação espacial da situação com incêndios florestais no Chile 24 horas por dia.
Segundo o Ministério, os especialistas russos determinam os focos, suas coordenadas e realizam modelagem de propagação de incêndios levando em consideração os povoados mais próximos das chamas e o relevo.
As fotos tiradas por sondas espaciais, modelos de prorrogação de incêndios e outras informações operacionais em russo, inglês e espanhol são enviados para o grupo operativo do Ministério russo para Situações de Emergência e o Centro Nacional do Ministério da Agricultura do Chile, responsável pela contenção dos incêndios florestais.
"Os companheiros chilenos valorizaram alto conteúdo informativo e atualidade dos dados", concluiu o ministério.