Chile em chamas: 5 povoados são salvos pelo avião russo Il-76

© REUTERS / Rodrigo GarridoBombeiros apagam incêndios florestais no Chile
Bombeiros apagam incêndios florestais no Chile - Sputnik Brasil
Nos siga no
O avião do Ministério russo para Situações de Emergência Il-76 salvou cinco povoados de incêndios florestais durante sua missão no Chile, informa a assessoria de imprensa do Ministério russo.

Avião russo Il-76 em combate a fogos florestais - Sputnik Brasil
Avião russo salva das chamas uma das cidades mais antigas do Chile
Em 30 de janeiro, o Il-76 chegou ao Chile a pedido do governo do país. "Durante esse período, realizou 13 voos para apagar incêndios que abarcaram florestas, despejando 546 toneladas de água. Os pilotos russos preveniram a propagação de incêndios em direção aos povoados de Portezuelo, Navidad, Concepción, San Javier e San Juan, que contam juntos com população de 56 mil pessoas", comunicaram à Sputnik.

O avião Il-76 é equipado com sistemas de tanques de água que suportam até 42 toneladas de água. A aeronave em questão pode ser utilizada em missões mais difíceis de incêndio, onde o acesso é quase impossível.

"O objetivo principal dos pilotos do Ministério russo para Situações de Emergência — localizar um foco de incêndios e proteger os povoados", informou o Ministério.

Incêndio na costa do Chile ameaça atingir as cidades de Valparaíso e Viña del Mar - Sputnik Brasil
Avião russo An-124 faz chegar helicópteros de combate a incêndios ao Chile
O estado de emergência foi anunciado em sete localidades do Chile (Coquimbo, Valparaíso, Santiago, O'Higgins, Maule, BioBio e Araucaniae). Segundo dados do Comando Nacional para situações de emergência do Ministério do Interior do Chile, mais de 120 focos de incêndios florestais, cuja área total atinge 350 mil hectares, foram registrados no Chile. Os incêndios destruíram o povoado de Santa Olga do município de Constitución, mais de 6 mil pessoas foram evacuadas, além disso, a tragédia matou 11 e deixou 150 pessoas feridas.

Ao mesmo tempo, o Ministério russo para Situações de Emergência está realizando observação espacial da situação com incêndios florestais no Chile 24 horas por dia.

Segundo o Ministério, os especialistas russos determinam os focos, suas coordenadas e realizam modelagem de propagação de incêndios levando em consideração os povoados mais próximos das chamas e o relevo.

© REUTERS / Rodrigo GarridoPessoas sentadas perto de casas destruídas pelos incêndios florestais no povoado de Santa Olga, Chile
Pessoas sentadas perto de casas destruídas pelos incêndios florestais no povoado de Santa Olga, Chile - Sputnik Brasil
Pessoas sentadas perto de casas destruídas pelos incêndios florestais no povoado de Santa Olga, Chile

As fotos tiradas por sondas espaciais, modelos de prorrogação de incêndios e outras informações operacionais em russo, inglês e espanhol são enviados para o grupo operativo do Ministério russo para Situações de Emergência e o Centro Nacional do Ministério da Agricultura do Chile, responsável pela contenção dos incêndios florestais.

"Os companheiros chilenos valorizaram alto conteúdo informativo e atualidade dos dados", concluiu o ministério.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала