O grupo criminoso, que se intitula "A Nova Aliança", abriu um canal no YouTube, onde também se identifica algumas vezes como "Os Chapo-zetas Levantados". A organização supostamente trabalha para o poderoso cartel de Sinaloa, mas adota práticas típicas dos Zetas, tais como extorsão e sequestro.
El Chapo foi extraditado para Nova York em janeiro, para enfrentar uma sentença de prisão perpétua por conta de seu papel no cartel de Sinaloa e por estar envolvido em outros crimes relacionados ao narcotráfico na metrópole norte-americana.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do México, Guzmán também pode ser processado nos estados do Texas e da Califórnia, sob acusações de crime organizado, posse de armas, lavagem de dinheiro e delitos relacionados a drogas.
O antigo chefão do tráfico mexicano ganhou ainda mais notoriedade após uma fuga espetacular da prisão de segurança máxima de Altiplano, em 11 de julho de 2015. As autoridades mexicanas procuraram El Chapo por meses antes de finalmente capturá-lo e enviá-lo de volta ao cárcere.