"Dada a tensão em que vive a Venezuela na política interna e na situação social e econômica, manifestamos nossa solidariedade com o povo deste país amigo, expressamos o nosso forte apoio à linha do governo legítimo, que visa promover o diálogo nacional para superar as divergências existentes na sociedade venezuelana e estamos a favor da resolução dos problemas no quadro constitucional, sem a ingerência destrutiva externa ", escreve o Ministério russo.
A declaração qualifica a Venezuela de "um dos principais parceiros da Rússia na América Latina e no cenário internacional" e expressa seu apoio à linha independente de Caracas na política externa.
Na sexta-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que o ministro Sergei Lavrov se vai reunir com a homóloga venezuelana, Delcy Rodríguez, em 6 de fevereiro em Moscou.
A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, disse que a reunião se concentrará em projetos conjuntos promissores no campo da energia, agricultura e indústria e outros temas da agenda bilateral, bem como na coordenação de posições nas Nações Unidas e outras organizações internacionais.