A candidata à presidência da França pelo partido Fronte Nacional, Marine Le Pen, disse que em seu governo será privado o direito de dupla cidadania às pessoas que podem representar uma ameaça à segurança nacional.
"Duplas cidadanias com a ficha 'S' [indicador usado pela polícia para marcar indivíduos que possam apresentar ameaça à segurança nacional] serão privados do seu passaporte francês… e enviados de voltar aos seus países", disse Le Pen em comício neste domingo (5).
O programa da Le Pen também prevê o restabelecimento das fronteiras nacionais, a saída da zona Schengen, o restabelecimento das estâncias aduaneiras.
As promessas pré-eleitorais de Le Pen parecem ir na esteira da campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, que, usando de uma retórica nacionalista, repetidamente disse que sua prioridade é retornar empregos e negócios para os Estados Unidos e "contratar americanos".
As pesquisas mais recentes mostram que Le Pen está à frente na disputa presidencial com 24% das intenções de votos, contra 21% do ex-primeiro-ministro François Fillon.