Mais cedo nesta segunda-feira (6), o governo estadual enviou um pedido ao Ministério da Defesa solicitando ajuda para lidar com a falta de policiamento e insegurança no estado, resultado da greve da Polícia Militar, que protestam, junto com suas famílias, por melhorias salariais.
De acordo com o portal G1, a Grande Vitória já registrou 51 mortes violentas desde o início dos protestos, que começaram na manhã do dia 4 de fevereiro. Isso seria equivalente a um aumento de mais de 1.000% se comparado com todo o mês de janeiro, sublinha a edição.
A mesma fonte informa que Ministério da Defesa já está averiguando a situação para que, assim, sejam tomadas medidas cabíveis. Entre outras coisas, precisa-se definir se as tropas vão atuar somente na região metropolitana ou em outras cidades do estado também.
O portal cita também a assessoria do ministro Raul Jungmann informando que existe a possibilidade de ele ir para o estado à noite para tomar conta da situação.
Ministro da Defesa Raul Jungmann chega ao ES. Deve acompanhar de perto a crise na segurança pública do Estado.
— Kaio Leonardo (@KaioLeonardo) 6 de fevereiro de 2017
O site do Ministério da Defesa confirma a viagem do ministro.
"Diante da grave situação de segurança pública com a paralização de policiais militares, o emprego das Forças Armadas atende ao pedido do governador em exercício, César Roberto Colnaghi, encaminhado à Presidência da República, que autorizou a atuação dos militares", diz o comunicado oficial da pasta.
Reações nas redes sociais
Há relatos informando que "não dá para sair de casa" por causa da insegurança nas ruas, tomadas pelo crime.
NÃO É BRINCADEIRA.
— Babi ✩ (@keferAnonymous) 6 de fevereiro de 2017
Os policiais estão de greve. MUITA MORTE, ARRASTÕES E ROUBO.
n da p sair de casa
Espírito Santo #PrayForES #ESpedesocorro pic.twitter.com/RX2OSmQLIK
As hashtags #PrayForES (Ore pelo ES), #ESPedeSocorro e #OEspiritoSantoPedeSocorro está ganhando destaque no Twitter brasileiro.
A Record tá dando dicas pra chegar arrasando no carnaval, seria melhor dar dicas pra sobreviver ao caos do Espírito Santo. #ESpedesocorro
— Kamylla Viana (@kamyllacmv) 6 de fevereiro de 2017
Insegurança pública
No momento, o ministro Jungmann está concedendo uma entrevista coletiva em Natal comentando os resultados da operação das Forças Armadas no RN, onde houve ma rebelião de presos no início do ano. Tropas federais (sempre que não fossem naturais do estado) participaram da operação.
A onda de rebeliões em presídios brasileiros começou em finais do ano passado, se espalhando por vários estados.