Continua ofensiva contra Daesh: curdos libertam 3 aldeias próximas de Raqqa

© AFP 2023 / Delil Souleiman Soldados das Forças Democráticas Sírias
Soldados das Forças Democráticas Sírias - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Forças Democráticas da Síria (SDF), compostas principalmente por milícias curdas, avançaram para Raqqa, que é controlada pelo Daesh (organização terrorista proibida em muitos países, incluindo a Rússia) e conseguiram libertar algumas aldeias nos arredores da cidade.

Em 6 de novembro, as Forças Democráticas da Síria, apoiadas pelos EUA e lideradas pelos curdos, anunciaram o início da operação Fúria do Eufrates para retomar Raqqa do Daesh.

No sábado passado (4), no âmbito da operação Fúria do Eufrates, as forças das milícias curdas começaram uma ofensiva em duas direções. A noroeste de Raqqa conseguiram libertar a aldeia de Dugan, onde avançaram 18 quilômetros, bem como as aldeias de Abu Natali e Had, no nordeste de Raqqa, zona onde conseguiram avançar 16 quilômetros.

Soldados norte-americanos em distrito de Khogyani, província de Nangarhar, Afeganistão, 13 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Mídia: Pentágono silenciou ataques aéreos no Iraque, Síria e Afeganistão durante 16 anos
Esta é a segunda maior ofensiva contra o Daesh nos últimos tempos. No início de outubro, as forças da segurança do Iraque, apoiadas pelos EUA e outros aliados, começaram a operação para libertar Mossul.  Segundo dados provenientes da frente síria, os eventos estão se desenvolvendo de forma rápida: segundo declarações das Forças Democráticas da Síria, nos primeiros dez dias elas conseguiram expulsar os islamistas de 60 povoados e de uma área de 550 quilômetros quadrados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала