Os notáveis geoglifos, descobertos recentemente no Acre, ficaram por muito tempo escondidos sob a copa das árvores da Floresta Amazônica, mas o desflorestamento nos anos últimos anos revelou as misteriosas figuras.
Hundreds of mysterious Stonehenge-like earthworks have been discovered in the Amazon rainforest. https://t.co/GsydoSLJgY pic.twitter.com/kwnfz0LD3h
— Science Channel (@ScienceChannel) 7 de fevereiro de 2017
De acordo com estudiosos, citados pelo Daily Mail, a revelação de novas estruturas na região, conhecida como o "Stonehenge" da Amazônia, mostra que as matas da Floresta Amazônica não eram tão intocadas como se esperava.
No total, já foram registradas cerca de 450 estruturas, compondo uma área de cerca de 13 mil quilômetros quadrados.
Hundreds of ancient earthworks resembling Stonehenge found in Amazon rainforest https://t.co/qSHLlqVb8O pic.twitter.com/RDFUCitIQv
— Telegraph Science (@TelegraphSci) 6 de fevereiro de 2017
Pesquisadores acreditam que os geoglifos podem ter sido construídos por indígenas para serem usados na realização de rituais.
As primeiras figuras feitas por povos antigos na Amazônia foram encontradas no fim da década de 1970. Por muito tempo, se pensava que todos os geoglifos haviam sido encontrados, mas pesquisadores estimam que, devido a enormes áreas encobertas por árvores, ainda há muitas estruturas feitas por povos originários a serem descobertas.