Trump afirma que demora inédita na formação do gabinete é fruto da obstrução democrata

© flickr.com / Phil RoederSenado dos EUA
Senado dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, chamou de “vergonha” a situação atual em que, por causa da resistência dos democratas, a sua administração ainda não foi formada.

"É uma vergonha que o gabinete dos ministros ainda não esteja onde deve [estar], é a demora mais longa na história do nosso país. Obstrução dos democratas!", postou Trump no seu Twitter.

​Trump tomou posse a 20 de janeiro, sendo que os secretários da Defesa e da Segurança Nacional assumiram suas funções no mesmo dia. Porém, depois disso, o processo de nomeação se desacelerou e as votações foram obstaculizadas. Os democratas boicotaram várias vezes as reuniões para impedir a audição dos candidatos.

Trump na NBC - Sputnik Brasil
Casa Branca: Trump está pronto para agir contra o Irã
Na terça-feira (7), pela primeira vez na história dos EUA, o vice-presidente Mike Pence, que por inerência é presidente do Senado, teve que participar da votação e, de fato, confirmar a nomeação da secretária da Educação, Betsy DeVos, já que os votos dos senadores se dividiram ao meio — 50% contra 50%.

Além disso, passadas cerca de duas semanas após a cerimônia da tomada de posse, não foram ainda confirmados postos da administração tão importantes como os secretários do Tesouro, Comércio, Energia, bem como o Procurador-Geral, que chefia o Departamento da Justiça dos EUA.

Até 8 de fevereiro, apenas 6 das 21 nomeações foram confirmadas pelo Senado e já assumiram suas funções.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала