Vale a pena entrar em contato com alienígenas? Eis o dilema encarado pela humanidade

© Foto / PixabayExtraterrestres misteriosos
Extraterrestres misteriosos - Sputnik Brasil
Nos siga no
Quanto mais aprendemos sobre o espaço, mas fica evidenciado que não somos os únicos seres no universo e que a nossa galáxia está cheia de mundos. E, por razões óbvias, surge a pergunta – Há alguém por aí?

A figura de um extraterrestre em um estacionamento na cidade de Baker, estado norte-americano de Califórnia. Foto de arquivo, 10 de maio de 2015 - Sputnik Brasil
EUA temem que China oculte contatos com extraterrestres
Mas caso existam alienígenas, seriam eles exploradores amigáveis ou destruidores do nosso mundo? Um número cada vez maior de astrônomos tenta desvendar esse mistério, revela NBC.

Há quem diga que seria bom emitir um sinal de farol através da galáxia para poder conhecer outras civilizações e descobrir se alguém poderia nos visitar. Outros afirmam que valeria mais a pena deixar a Terra para nós mesmos. Quem sabe?

Na opinião de Lucianne Walkowicz, astrofísica do planetário de Adler, em Chicago, a tentativa de atrair atenção de extraterrestres "poderá trazer grandes benefícios e acelerar crescimento e qualidade de vida na Terra".

A discussão referente à possibilidade de envio de sinais endereçados a alienígenas acontece graças às atividades da organização filantrópica Breakthrough Initiatives, financiada pelo multimilionário russo Yuri Milner que raciocina a respeito de como seria melhor enviar tal mensagem a extraterrestres.

Estrela Alpha Centauri - Sputnik Brasil
Maior telescópio do mundo vai procurar alienígenas perto da Alpha Centauri
Ao mesmo tempo, Philip Lubin, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, fez uma pesquisa descrevendo o efeito que o laser poderá ter para transmissão de um sinal através do universo.

Mas por que numa galáxia cheia de mundos não há nenhum visitante alienígena?

Alguns cientistas conhecidos, como Stephen Hawking, por exemplo, afirmam ser possível contatar com civilizações extraterrestres, mas que não vale a pena fazê-lo.

"Qualquer civilização que detecte a nossa presença, além de provavelmente ser mais avançada, talvez não esteja disposta a nos tratar bem", escreve o físico Mark Buchanan em seu artigo publicado pela revista Nature Physics.

Superfície do Planeta Vermelho, Marte - Sputnik Brasil
NASA cria estratégia para proteger Terra de micróbios alienígenas
Por sua vez, Douglas Vakoch, diretor do programa de Mensagem para Inteligência Extraterrestre (METI), "se estivéssemos em perigo de invasão extraterrestre, já seria demasiado tarde".

Afinal, David Grinspoon, autor e astrobiólogo do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, acha "um pouco absurdo que nos invadam, nos roubem nossos fluídos corporais e nos tratem como gado".

De qualquer jeito, a questão de contato com alienígenas continua sem explicação, obrigando pesquisadores a se esforçarem cada vez mais em busca de respostas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала