Pelo menos 17 mortos no jogo de estreia do Girabola angolano
— Agência Lusa (@Lusa_noticias) 10 de fevereiro de 2017
Segundo informações da agência Lusa, o desastre, que ocorreu durante uma partida entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo, válida pela primeira rodada do Girabola, ainda deixou cerca de 60 feridos, sendo cinco em estado grave.
Fontes afirmam que o tumulto foi provocado por uma falha no esquema de venda de ingressos, que levou a uma grande concentração de pessoas na porta do estádio. Mesmo após a liberação da entrada, já no segundo tempo, a polícia não foi capaz de controlar a multidão, que, sob bombas de gás lacrimogêneo, teria derrubado o portão principal da arena.
Ao saber do ocorrido, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou condolências ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e ao povo do país africano.
"Nesta hora difícil, quero transmitir-lhe, Senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo angolano, para com os adeptos e profissionais dos clubes que estavam em campo, e especialmente para com as famílias das vítimas, a quem envio, através de Vossa Excelência, as mais sinceras condolências", diz a mensagem do líder português.