As palavras tranquilizadoras são do Capitão Maicon Pereira, porta-voz da Polícia Militar RJ, em entrevista à Sputnik Brasil. Segundo o oficial, não há qualquer fundamento nas notícias difundidas nas redes sociais ao longo da semana, de que, a partir desta sexta-feira, 10, a PM paralisaria suas atividades.
O Capitão Maicon Pereira diz que "é importante frisar que essa manifestação dos familiares dos policiais militares é ordeira, é legítima pelo fato de os policiais militares estarem sem recebimento do 13.º salário".
O oficial PM conta que "os familiares dos policiais militares estavam diante de várias unidades onde os comandantes dialogaram com eles, que permitiram a saída das viaturas, permitiram a saída do policiamento, e nós não tivemos grandes problemas, e conseguimos colocar o policiamento na rua e manter quase 100% das unidades da PM trabalhando na prevenção da ordem pública em todo o Estado do Rio de Janeiro".
Sobre o fato de os comandantes dos Batalhões terem dormido nas unidades, o Capitão Maicon Pereira explica que isso "faz parte da estratégia traçada pelo Comando da Corporação para poder monitorar e ter contato permanente com os familiares dos policiais militares que àquele local comparecessem, e também para monitorar os acontecimentos em suas unidades".
Em relação às pessoas que estavam divulgando nas redes sociais que a Polícia Militar pararia, "isso fica por conta de investigação a ser levada à frente pela Polícia Civil", explica o oficial. "Além disso, nós consideramos que muitas vezes as pessoas estavam replicando isso em função de medo, de apavoramento, e foi onde a Polícia Militar aproveitou a oportunidade e divulgou nas redes sociais e nos canais oficiais de comunicação que nós estávamos trabalhando".
Finalmente, para tranquilizar a população que pretende curtir o fim de semana fora de casa, em especial na praia, que é o grande e democrático cenário do lazer do carioca, o Capitão Maicon Pereira esclarece:
"Desde 24 de setembro nós estamos desenvolvendo a Operação Praia, ou Operação Verão, como vem sendo chamada, onde temos mais de 800 policiais militares que são empregados de sexta-feira até domingo e também nos feriados em mais de 32 pontos de abordagem, e essa operação continuará sendo executada neste final de semana de calor e de praia no Rio de Janeiro."