Steve Anderson do National Weather Service (Serviço Nacional de Tempo) sugere que este pode ter sido um lançamento de satélite classificado.
A base vizinha de Vanderberg poderia ter sido o local mais provável de lançamento, observou Anderson. Porém, altos oficiais da Força Aérea de Vanderburg rechaçaram a hipótese.
"Na realidade, nós não fazemos nada que seja secreto", comentou o sargento Shane Phipps da Força Aérea norte-americana. "Se não contássemos [o que fazemos] às pessoas, todo o mundo se perguntaria: ‘O que está se passando?".
Possible rocket launch this morning? One of our forecasters took these pics look S from #Monterey of what looks like vapor trails. #cawx pic.twitter.com/WI9Hlg21sX
— NWS Bay Area (@NWSBayArea) 14 de fevereiro de 2017
"Eventual lançamento de míssil esta manhã? Um dos nossos meteorologistas tirou estas fotos de Monterey, daquilo que parece ser trilhas de vapor."
Nisto, as curiosidades não terminaram.
"Esta manhã, foram lançados dois mísseis", comunicou a Marinha. "O Programa de Sistemas Estratégicos da Marinha realizou voos de teste dos mísseis Trident II lançados a partir do SSBN [submarino nuclear lançador de mísseis balísticos] da classe Ohio", ou seja, junto à costa da Califórnia, precisou o serviço de informações.
Um dos mísseis tipo D5 lançado por um submarino nas proximidades de São Francisco tem um alcance de cerca de 6.500 km, segundo dizem os meios de comunicação locais.
Interesting object in the #halfmoonbay sky this morning. Meteor? pic.twitter.com/2U6PDJXkUN
— David Torre (@davidtorrenews) 14 de fevereiro de 2017
"Objeto interessante na baía de Half Moon esta manhã. Seria um meteoro?"
Os mísseis não sobrevoaram a superfície terrestre, afirmou o porta-voz John Daniels. "Todos os mísseis são monitorizados a partir de várias fontes desde o lançamento até a colisão final com o oceano", continuou ele, adiantando que "os mísseis não estavam equipados com armamentos".