"Estado de alerta devido ao roubo da fonte radiativa é cancelado. Agradecemos à população pela cooperação e às forças… da defesa civil do estado de Guanajuato pelo trabalho operativo", escreveu Puente em seu Twitter.
Se desactiva #Alerta por fuente radiactiva robada. Agradecemos a la pob. por su colaboración y a @PC_GTO y @pccelaya por su pronta labor. pic.twitter.com/C5Ae8rTbbD
— Luis Felipe Puente (@LUISFELIPE_P) 16 de fevereiro de 2017
Anteriormente, foi informado que devido ao roubo de um container com materiais radiativos o México anunciou estado de alerta em seis estados, onde moram 32 milhões de pessoas.
Materiais radioativos são frequentemente roubados no México. Em abril de 2016, as autoridades do estado sudeste de Tabasco encontraram um container com irídio radiativo Ir-192 que foi roubado por um homem desconhecido. No início de 2015, informou-se desaparecimento de irídio no estado de Hidalgo. No verão de 2014, foi roubado um container com 20 quilogramas de isótopos radiativos de rádio e no fim de 2013 — um container com cobalto Co-60. Todas as cargas foram encontradas posteriormente. O roubo de materiais radioativos levou alguns dos infratores ao hospital.