A Marinha da França mostrou suas capacidades no domínio da defesa realizando o lançamento do míssil ASMP-A sem ogiva nuclear.
Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, Jean-Yves Le Drian "exprimiu grande satisfação após o novo lançamento bem-sucedido do míssil".
Segundo o comunicado, o aparelho "efetuou um voo de mais de quatro horas, passando por todas as etapas caraterísticas de uma missão de dissuasão aérea", como o reabastecimento em voo, penetração a baixa altitude, monitoramento e lançamento do míssil ASMP-A.
French Navy Rafale M conducted nuclear raid during training missionhttps://t.co/6IU8uG77Ix pic.twitter.com/tLbovpPFqN
— Defens'Aero (@DefensAero) 15 de fevereiro de 2017
No discurso sobre a dissuasão nuclear pronunciado em 2015, François Hollande indicou que o arsenal francês é composto de 300 ogivas nucleares, 54 vetores ASMP-A e de três lotes de 16 mísseis mar- terra lançados de submarinos.
A Rafale M of the @MarineNationale has successfully fired an ASMP-A missile during a simulated 4 hours mission over France https://t.co/C2x6fVWRxz
— Davide Daverio (@IMAPhoto) 15 de fevereiro de 2017
O míssil ASMP-A é capaz de transportar uma ogiva nuclear aerotransportada (TNA) com peso de até 300 quilotoneladas a uma distância de cerca de 500 km. Ele entrou no serviço operacional em 2010.