Uma preocupação a mais da OTAN em relação à Rússia

© AFP 2023 / STEPHANE DE SAKUTINFuselagem de drone da OTAN, em frente ao estádio nacional onde foi realizada a cúpula da OTAN em Varsóvia, 9 de julho de 2016, Polônia
Fuselagem de drone da OTAN, em frente ao estádio nacional onde foi realizada a cúpula da OTAN em Varsóvia, 9 de julho de 2016, Polônia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN expressou preocupação com o fortalecimento das relações da Rússia com a Abkházia e a Ossétia do Sul, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. As duas nações são territórios separatistas da Geórgia e foram reconhecidas pelos russos em 2008, após a Guerra da Ossétia.

"É preocupante que a Rússia aprofunde as relações com as regiões georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul, por isso exortamos a Rússia a retirar seu reconhecimento da independência dessas duas regiões", disse Stoltenberg em uma reunião da Comissão Geórgia-OTAN.

Sistema lançador de mísseis BM-27 Uragan. - Sputnik Brasil
Rússia realiza exercícios militares na região de Ossétia do Sul, Abkházia e Armênia
O secretário disse que o bloco vai continuar a ajudar a Geórgia "continuar a avançar no caminho para a sua futura adesão à Aliança".

Em agosto de 2008, as então autônomas regiões georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia foram proclamadas repúblicas independentes após a invasão armada da Geórgia.

No mesmo mês, a Rússia reconheceu a independência dessas repúblicas, causando a ruptura das relações diplomáticas entre Moscou e Tbilisi. Representantes do novo governo georgiano, que chegou ao poder após as eleições de outubro de 2012, declararam repetidamente que usarão apenas uma abordagem diplomática para retomar o controle da Abkházia e da Ossétia do Sul.

Moscou, por sua vez, diz que a decisão de reconhecer a independência destas repúblicas não pode ser revista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала