O excelente registro de segurança das aeronaves e o patrocínio do gigante do futebol Manchester United, bem como o marketing bem-sucedido na Ásia, colocaram a Aeroflot entre as nove marcas globais de companhias aéreas AAA, afirmou a Brand Finance no comunicado de imprensa.
"A notícia pode ser uma surpresa para a Europa e América do Norte, mais familiarizadas com as transportadoras ocidentais ou do Golfo", disse a consultoria.
A Emirates, que encabeçou a lista nos cinco anos anteriores, caiu para o 4º lugar depois de seus lucros semestrais terem diminuído em 75% em 2016, disse a Brand Finance.
De acordo com a Brand Finance, a força da marca Aeroflot pode ser parcialmente explicada pelo "domínio do mercado interno". Entretanto, a consultoria observou que os resultados impressionantes da empresa são "sustentados pela vantagem competitiva ao invés de monopólio".
Os padrões de segurança da Aeroflot estão agora entre os melhores da indústria, já que a empresa substituiu a sua frota envelhecida por aeronaves novas na década de 2000. A transportadora russa, que não teve acidentes significativos nos últimos 20 anos, também recebeu seis das nove estrelas em termos de segurança pela AirlineRatings.com.
A Aeroflot, com sede em Moscou, opera um total de 190 aeronaves, tendo transportado 29 milhões de passageiros no ano passado.
A Brand Finance faz sua classificação aérea com base em 30 fatores, "incluindo dados como tamanho da frota, idade média da frota, medidas de segurança, número de empregados, investimentos da empresa, resultados financeiros e operacionais, lealdade dos clientes, bem como classificações-chave da indústria de Skytrax e IATA."