A Força Aérea dos EUA trabalha há muito na elaboração de um avião de combate de 6ª geração, destinado a substituir o caça F-35 quando seu serviço acabar, ou seja, em 2070, comunicou nesta quinta-feira (16) o major-general e vice-chefe para os planos estratégicos do Estado-Maior da Força Aérea, Jerry Harris, durante um depoimento no Congresso.
"O desenvolvimento de um avião de 6ª geração para substituir o F-35 começou há muito tempo", afirmou Harris ao Comitê de Serviços Militares da Câmara dos Representantes dos EUA.
O Conselho Consultivo de Ciência da Força Aérea americana está conduzindo estudos acerca de um avião de combate de 6ª geração conhecido como "Penetrating Counter Air" ou PCA, devendo um relatório ser publicado em dezembro de 2017.
A capacidade do PCA terá um papel importante na segmentação e envolvimento, mas um objetivo igualmente crucial é servir como nó na guerra centrada na rede, fornecendo dados de seus sensores para lançar armas cinéticas e não cinéticas.
O programa F-35 tem variantes de aeronaves de 5ª geração para a Marinha, Força Aérea e Marines dos EUA, sendo que é um dos mais caros na história do Departamento de Defesa americano.