Um policial foi morto pela explosão, segundo informou o prefeito da capital colombiana, Enrique Penalosa, via Twitter. O prefeito também classificou a explosão como um atentado terrorista, dizendo que "os terroristas não vão nos intimidar".
Los terroristas no nos van a intimidar. Y vamos a hacer todo lo que sea necesario para capturarlos
— Enrique Peñalosa (@EnriquePenalosa) 19 de fevereiro de 2017
Pelos menos 20 dos feridos são policiais, segundo relatos da mídia local.
Ainda não se sabem detalhes sobre a causa da explosão, mas as imagens nas redes sociais mostram um policial com um uniforme rasgado andando com o apoio de seus colegas, além de detritos na estrada, vidros quebrados e danos nos prédios de apartamentos próximos.
Fuerte explosión en el centro de Bogotá deja al momento 10 compañeros @PoliciaColombia heridos pic.twitter.com/v8Jl5uJXbC
— ferney martinez (@ferney_m) 19 de fevereiro de 2017
Centenas de manifestantes têm se reunido semanalmente para protestar contra as touradas em Bogotá, que foram retomadas no mês passado pela primeira vez em quatro anos.
Explosión cerca de la Plaza de Toros en Bogotá también deja varias edificaciones afectadas https://t.co/t5uSWB7m96 pic.twitter.com/BuTgqIMtE5
— Caracol Radio (@CaracolRadio) 19 de fevereiro de 2017
A proibição das touradas foi suspensa pelo tribunal constitucional da Colômbia, que alegou que esse tipo de evento faz parte do patrimônio nacional do país. A revogação da proibição tem provocado confrontos semanais com a polícia.