De acordo com o jornalista, as declarações dos senadores americanos são uma incitação para que a Ucrânia viole os Acordos de Minsk.
Ele traça paralelos entre dois acontecimentos: a ofensiva de Kiev contra as forças das milícias e a visita de Graham e McCain à Ucrânia pouco tempo antes do agravamento no Leste da Ucrânia.
Eles visitaram a linha da frente e se dirigiram aos soldados ucranianos. "A vossa luta — é a nossa luta, 2017 será o ano da ofensiva", disse Graham.
"Estou seguro que vocês vencerão. Tenho certeza que vocês vencerão e nós vamos fazer todo o possível para vos fornecer tudo o que for necessário para a vitória", acrescentou McCain.
No entanto, os representantes dos EUA vão treinar até 2020 cinco batalhões por ano no chamado centro de treinamento multifuncional na região da cidade de Lvov.
O autor do artigo no The Nation considera isto como instalação de fato de uma base militar norte-americana permanente em território ucraniano. Mas a mídia não menciona este fato e o Congresso norte-americano não realiza nenhuma investigação, se indigna o autor.