A previsão total é da chegada ao Rio de 350 mil pessoas embarcadas, incluídos nesta conta os tripulantes dos navios, conforme declarou à Sputnik Brasil o gerente de operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes, oficial da Marinha Mercante.
"Quando nós falamos de turistas, incluímos nessa conta, além dos passageiros, a tripulação, que é tão turista quanto o próprio passageiro, que frequenta e consome na cidade”, esclarece o gerente do Píer Mauá. “Para esses 350 mil turistas que esperamos receber durante toda a temporada, numa conta rápida, feita com base em estudos da Abito – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional, estimamos que só nesta temporada em torno de US$ 105 milhões serão injetados na economia da cidade, em tudo que os turistas consomem, de outubro até o final da temporada, em março."
Alexandre Gomes compara o movimento na área entre os Carnavais de 2016 e 2017:
Alexandre Gomes diz ainda que, em termos de Segurança Pública, não há motivos para preocupação. Há um intenso patrulhamento na região por parte da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Marinha, já que, bem próximo ao Píer, está instalada a sede do 1.º Distrito Naval. Segundo Gomes, "nem um único incidente foi registrado no período de Carnaval de 2016, e assim será neste mesmo período de 2017".