"A nota de protesto foi enviada através dos canais diplomáticos em 22 e 23 de fevereiro. Seria lamentável se as Forças Armadas da Rússia intensificassem a presença militar nos Territórios do Norte (o Japão chama assim as ilhas Curilas). Isso não está de acordo com a posição do nosso país", acrescentou Suga em coletiva de imprensa.
O ministro da Defesa russo declarou na quarta (22) perante o Parlamento que a entidade planeja deslocar três divisões para a fronteira ocidental e sudoeste. Em particular, ele acrescentou que está sendo realizado um trabalho ativo de defesa das Curilas e que se planeja o deslocamento duma divisão adicional para estas ilhas.
Japan lodges formal protest against Russia's naming of 5 uninhabited islands in the disputed Kuril chain https://t.co/96CHZgfITj pic.twitter.com/SMyUl3aukn
— CNN (@CNN) 15 de fevereiro de 2017
Historicamente, as Ilhas Curilas têm sido alvo de disputa territorial entre a Rússia e o Japão. Os japoneses reivindicam as ilhas de Kunashir, Iturup, Shikotan e o grupo de ilhéus Habomai. A disputa territorial impediu a assinatura de um tratado de paz entre a Rússia e o Japão após a Segunda Guerra Mundial.