"Os especialistas supõem que uma fonte de energia ainda desconhecida dos humanos tenha mudado instantaneamente a estrutura dos organismos dos soldados e a transformado em uma substância cuja estrutura molecular era similar à do calcário", assegura-se no relatório citado pelo tabloide Daily Express.
De acordo com o documento, dois soldados sobreviveram e contaram que cinco extraterrestres tinham saído dos escombros do disco voador e se fundiram em uma "bola brilhante de luz esférica branca que zumbia e assobiava".
Conforme diz a mídia britânica, o documento secreto de 27 de março de 1993 não é nada mais que tradução de uma nota do periódico ucraniano Ternopil Vechirniy e faz parte de milhões de arquivos desclassificados pela agência americana.
Entretanto, a informação utilizada pela edição ucraniana provinha do Canadian Weekly World News, diário conhecido na época por publicar notícias extravagantes e fictícias, sublinhou o jornal britânico.
Não é a primeira vez que as mídias ocidentais inventam contos de horror e mistério sobre a Rússia. Anteriormente, por exemplo, o Daily Express escreveu sobre um polvo gigantesco que "pode hipnotizar e paralisar os seres humanos a distância de 45 metros graças a seu veneno", que, segundo a mídia, é utilizado como arma secreta russa.