A Organização de Defesa Antimíssil de Israel, junto com a empresa estatal Rafael, o principal fabricante do sistema antiaéreo conhecido como Cúpula de Ferro (Iron Dome, em inglês), realizou com sucesso testes com uso de novos componentes americanos, informa um comunicado do Ministério da Defesa israelense citado pelo The Jerusalem Post.
Os exercícios, realizados no sul do país, demonstraram a capacidade dos mísseis interceptores Tamir fabricados parcialmente em colaboração com Washington, em conformidade com o acordo celebrado em 2014.
Várias entidades norte-americanas participaram do processo de modernização do sistema antimíssil israelense, entre eles o Departamento de Defesa, a Agência de Defesa Antimíssil e a Raytheon, empresa americana e uma das maiores subcontratadas militares no país.
Os testes da Cúpula de Ferro, bem como do sistema antimíssil Estilingue de David (David's Sling), realizados em janeiro, "fortalecem as capacidades de Israel como Estado face aos mísseis de curto e médio alcance", disse Moshe Patel, diretor da Organização de Defesa Antimíssil israelense.