A França espera chegar a um consenso entre os membros do Conselho de Segurança da ONU em relação a um projeto de resolução sobre o uso de armas químicas na Síria, disse o embaixador da França nas Nações Unidas, Francois Delattre.
"O que está em jogo aqui é francamente a credibilidade do Conselho de Segurança", disse Delattre nesta sexta-feira. "É por isso que, de boa fé, no melhor espírito possível, até o último momento queremos alcançar a unanimidade do Conselho de Segurança".
Falando logo após Delattre, o Representante Permanente Adjunto do Reino Unido para as Nações Unidas, Peter Wilson, disse que o Reino Unido pretende "avançar com esta resolução nos próximos dias".
O vice-embaixador russo nas Nações Unidas, Vladimir Safronkov, disse que o projeto proposto era unilateral e violava o princípio da presunção de inocência ao prejulgar os resultados das investigações. Ele acrescentou que a Rússia está pronta para colocar um veto sobre ele.
No final de 2016, a França e o Reino Unido submeteram um projeto de resolução ao Conselho de Segurança pedindo sanções contra os culpados pelo uso de armas químicas na Síria.