So my IPhone 7 plus blew up this morning 🤗 was not even using it, literally no explanation for this pic.twitter.com/sQ8CJt4Y69
— Bree✨ (@briannaolivas_) 23 de fevereiro de 2017
"Cara, que porr*! Você tá de sacanagem?" diz a internauta Brianna Olivas, de 18 anos, de Tucson, no Arizona, que postou o vídeo no qual é possível ver fumaça saindo do aparelho.
O vídeo tem mais de um milhão de visualizações e quase 30.000 retweets no Twitter. Olivas afirma ter comprado seu telefone terça-feira, mas ele não ligou. Ela levou para uma loja da Apple, onde os funcionários testaram o telefone e restauraram sua funcionalidade.
"Na manhã seguinte, eu estava dormindo com meu telefone carregando ao lado da minha cabeça e meu namorado o colocou na cômoda", disse ela ao Mashable. "Ele foi para o banheiro… e pelo canto do olho ele viu meu telefone fumegando e [ouviu] um barulho estridente. Quando ele conferiu aparelho, o iPhone já estava pegando fogo. Meu namorado rapidamente agarrou o aparelho e jogou-o no banheiro… assim que ele jogou no banheiro, ele explodiu e mais fumaça começou a sair de o telefone".
Olivas deu o telefone destruído à Apple e a empresa colocou um time de engenheiros que tentam entender o que provocou o incêndio. A causa mais comum para superaquecimento de iPhones, usualmente, é o uso de produtos piratas para carregar a bateria ao invés de um cabo autêntico da Apple. No entanto, a internauta afirma que estava usando o carregador que foi vendido com seu telefone.
@briannaolivas_ pic.twitter.com/MLllo8DvSa
— Bree✨ (@briannaolivas_) 23 de fevereiro de 2017
A outra causa provável seria um erro de fábrica, mas o telefone passou os testes de diagnóstico da loja da Apple sem problemas relatados.
Em 2016, a Samsung passou por um calvário semelhante com o Galaxy Note 7. Baterias de lítio-íon com defeito causaram curto-circuitos ocasionais e até mesmo incêndios. A Samsung trocou os telefones e acabou com o modelo quando as correções no hardware falharam. A falha do produto resultou em US$ 10 bilhões em perdas para o gigante da tecnologia, algo que a Apple gostaria de evitar.
A Apple diz que eles esperam saber mais em breve. "Estamos em contato com o cliente e analisando [o aparelho]", disseram em um comunicado.
Em geral, iPhones raramente pegar fogo. O último incidente conhecido foi em outubro de 2016, quando um iPhone 7 pegou fogo na Austrália, destruindo o carro do proprietário no processo. A Apple não divulgou uma explicação oficial sobre por que o telefone explodiu.