As autoridades do Japão pretendem apresentar ao lado russo um plano detalhado de atividade econômica conjunta na região disputada da parte sul das ilhas Curilas.
A respectiva informação foi divulgada neste domingo (26) pela Sputnik, que cita o jornal Nikkei.
Segundo os dados do jornal japonês, até às negociações de Tóquio sobre o possível trabalho conjunto nas Curilas do Sul, previstas terem lugar em 18 de março, o governo japonês apresentou nomeadamente a ideia de oferecer assistência médica por especialistas de Hokkaido à população das ilhas vizinhas, inclusive através da Internet. O mesmo método de comunicação foi proposto ser utilizado para consultas entre médicos russos e japoneses de diferentes ilhas.
Além disso, no ponto de vista de Tóquio, empresas privadas russas e japonesas poderiam realizar cruzeiros para turistas a certas ilhas das Curilas do Sul, mas para evitar a questão da disputa territorial eles simplesmente não iriam desembarcar.
Cabe mencionar que mais cedo na semana passada o representante oficial da chancelaria japonesa desmentiu as intenções de Tóquio, divulgadas pela mídia, de discutir a administração conjunta das ilhas em disputa.